O Android é um SO baseado no Linux e ter o tal acesso ROOT é ter permissões de executar tarefas com o usuário chamado SU (super usuário).
Com o Root vc ganha várias funcionalidades extras, algumas chegam a ser tão avançadas que nem vale a pena para os demais usuários. Vou começar falando das DESVANTAGENS.
Desvantagens:
Um erro e seu aparelho pode ser jogado no lixo.
Se vc fizer besteira com acesso root ou durante a liberação do ROOT pode BRICKAR o aparelho, ou seja transformar ele num belo peso de papel, pois ele não servirá para mais nada a não ser isto
Garantia já era. Novamente PERDA DA GARANTIA, para quem não entendeu ainda leia de novo PERDE A GARANTIA.
Vantagens:
TODAS AS VANTAGENS, NA VERDADE ENVOLVEM ALGUM PROCESSO DE RISCO (AFINAL ESTAMOS EXECUTANDO FUNCIONALIDADES COM O SU), OU SEJA PROSSIGA POR CONTA E RISCO, SE ALGUMA COISA DER ERRADO COM O SEU APARELHO (TRAVAMENTO, QUEIMAR CPU, EXPLOSÃO ATOMICA, PEGAR FOGO...) TENHA EM MENTE QUE VC FEZ POR SUA CONTA (E NOVAMENTE LEMBRE-SE VC PERDEU A GARANTIA, POIS SE FIZER QUALQUER COISA ABAIXO VC TEM ROOT, OU SEJA NADA DE GARANTIA).
-Poder rodar programas para fazer alterações no clock do Android.
É possível usar programas para alterar o Clock do CPU do processador, eu recomendo o SET CPU (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=505419). Alterar o Clock não representa apenas overclock não galera, com o SET CPU vc pode por exemplo setar um Clock menor para o Android quando ele estiver com a tela desligada, economizando energia.
-Usar programas para limpar o CACHE dos programas
Alguns programas fazem o processo de limpar o CACHE de todos os programas com um só click, eu recomendo o Cache Cleaner (tem no Market)
-Modificar o Gerenciamento da Memória do Android
Não é TASK KILLER, por mais que o nome lembre, tem um app no market que modifica os valores para o Android matar os apps. O Android segue categoriza os apps e cada uma desta categoria tem uma prioridade e um valor mínimo de memória para que os apps sejam fechados, ou seja este programa modifica este comportamento. Cuidado se vc aumentar muito os limites além de reduzir a quase zero o Multitasking do Android o Android pode acabar apagando coisas importantes.
-WI-FI Tether
-WI-FI Tether
Aqui é na minha opinião o principal motivo para fazer ROOT, com esta opção o seu celular compartilha a internet (Edge/HSPDA/3G) via Wi-fi com outros dispositivos Wi-fi, é maravilhoso, eu apenas abro o notebook aonde eu estiver e o celular que está no meu bolso forncece acesso a internet. Para isto eu recomendo o programa "Wireless Tether for Root Users"
-Instalar novas ROMS
-Instalar novas ROMS
Também chamado de Firmware na comunidade android ROM na verdade é o conjunto formado pelo SO+Drivers+Apps, ou seja seria como "instalar outras versões de windows no seu computador". É claro que tem que existir estas ROMs, mas com o foco mundial que o Samsung S está tendo se ainda não existe é questão de tempo para que apareça alguma ROM customizada.
No Geral as Custom ROM são mais rápidas, trazem algumas coisas novas, alguns bugs e um maior consumo de bateria (elas são mais rápidas lembra). Mas vale a pena, eu tenho um HERO, e hoje rodo nele o FROYO, sim android 2.2 se não fosse por causa desta opção meu HERO jamais teria FROYO rodando nele, pois a HTC não vai lançar esta atualização para o HERO.
-Remover inutildades
No Geral as Custom ROM são mais rápidas, trazem algumas coisas novas, alguns bugs e um maior consumo de bateria (elas são mais rápidas lembra). Mas vale a pena, eu tenho um HERO, e hoje rodo nele o FROYO, sim android 2.2 se não fosse por causa desta opção meu HERO jamais teria FROYO rodando nele, pois a HTC não vai lançar esta atualização para o HERO.
-Remover inutildades
Galera com o HERO veio um app chamado Footsprint... serve basicamente para marcar as fotos que eu tirei no google Maps... para mim não tem utilidade nenhuma, outro app ridiculo é o Peep (cliente de twitter) limitadissimo, ou seja este tipo de app vc com acesso ROOT + ADB consegue remover. Sem ROOT esqueça.
Com certeza existem outras coisas pra fazer com ACESSO ROOT, como personalização do SKIN, e vários apps solicitam ROOT (como o ultimate juice defender). Mas as que eu mais uso são as citadas acima.
O ROOT por si não tem muita funcionalidade sozinho, vc tem que ter um app chamado SuperUser Permission + Busibox, mas o tuto do nosso amigo já contém estes itens: vejam o link
O u seja toda vez que algum aplicativo solicitar o usuário SU este programa vai perguntar se vc realmente quer dar esta permissão, lembra o funcionamento de um Firewall, vc pode liberar, negar e gravar a resposta...
O
Via: Bruno Gan
http://feeds.feedburner.com/AndroblogBrasil
ResponderExcluirTenha o RSS Feed do AndroBlog Brasil e nos acompanhe via Rss...
Até onde eu sei liberar o Acesso ROOT não ocasiona a perda de garantia, pois só instala a permissão e os aplicativos Superuser.apk e o Busybox... Logo basta desinstalá-los do sistema que ele volta como estava anteriormente.
ResponderExcluir