quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Particionamento de Cartões MicroSD sem mistério



Há pouco tempo, resolvi testar uma ROM HD no meu HTC Desire e me deparei com uma questão que, em princípio, prometia transformar aquele meu dia de festa – experimentar uma nova ROM é sempre um grande evento - numa novela com final feliz duvidoso. Através do ROM Manager era uma impossibilidade, já que a partição máxima criada por ele é de 512 MB, e o requisito mínimo para aquelas que possuem suporte a DATA2SD é de 1 GB. Se for para por uma nova ROM HD no HTC Desire, correndo todos os riscos que são peculiares a quem tem essa ânsia por novidades, é evidente que se queira tirar o máximo de proveito disso.


A questão que se apresentava era como fazer isso. Foi então que ao consultar o oráculo, leia-se Google, descobri em um dos links da segunda página (nunca se contentem com a primeira, quase todos são alçados a ela através de técnicas de SEO), no FORUM do XDA, uma dica de aplicativo para esse fim, que foi "o achado" do ano.


Ele se chama MiniTool Partition Wizard Home Edition e simplicidade teria de ser seu sobrenome. Com ele, particionar seu MicroSD, além de fácil é bem rápido. É daqueles app's que dispensam tutoriais, mas, se mesmo assim precisarem, até para se sentir mais seguros, segue o link do post no fórum supracitado:


Link: http://bit.ly/eN66sH


Pode-se ainda formatar, criar ext3, ext4, swap Linux, mesclar partições, redimensioná-las e, ainda, formatar o MicroSD. Acho que muita gente dará pulos de felicidade com essa nova ferramenta, principalmente, aqueles que precisam tirar de seus smartphones o máximo. Notem que nada os impedem de usar essa ferramenta no particionamento de HD's de seu PC. Ponto para o MiniTool Partition Wizard Home Edition.


10 comentários:

  1. Fala carolicarmike (tá certo?) e PJ, belo trabalho! O que eu queria saber é quantas partições fazer e de que natureza para uma rom HD com a2sd e ficar com um espaço gigante pra instalar apps. Meu sdcard é 8GB class 4.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Edu Costa

    Ext2 de 2 GB. Normalmente o mínimo é 1 GB.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente esse post ficou demais ! Que dica maravilhosa...

    ResponderExcluir
  4. Pois é eu acho que eu fiz algo errado porque eu fiz uma particao de 6 gb fat 32 e outra ext2 de 1,5 gb e o espaço pra por apps ficou o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Galera não vi a opç◙ão de criar ext4. alguem sabe como criar?

    ResponderExcluir
  6. Este programa não tem opção de criar partição ext4.Há algum outro que rode no Windows?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.

    Carolicarmike. Tenho este programa em meu pc e tentei até fazer as partições para intalação de app´s no SD. Já até desisti de fazer isso mas me ocorreu um problema. Meu SD não aparece mas neste programa. Como faço para particioná-lo a aparecer neste programa e no PC?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários ofensivos que possam agredir e denegrir a imagem de qualquer pessoa,bem como fazer o uso de discriminação seja ela qual for !

Esse blog é independente e totalmente imparcial .