sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Micro USB: padronização começa na União Européia e serve de exemplo para o resto do mundo


Enquanto dizemos adeus a 2010, a União Europeia diz adeus a não padronização carregadores de celulares. Já faz mais de um ano que uma norma esta correndo na europa, onde o  micro-USB será o carregador padrão europeu para aparelhos celulares a partir do próximo ano.
A União Europeia anunciou seus planos em junho do ano passado e os e os principais fabricantes de telefone rapidamente assinaram o memorando. Alguns outros assinando posteriormente.
Atualmente a lista inclui: Nokia, Apple,Samsung , LG, RIM, Sony Ericsson, Motorola, Huawei, Alcatel, NEC, Emblaze, e os fabricantes de chips Qualcomm, Texas Instruments e Atmel. Este abrange a maioria dos telefones que você queira comprar ou que venha da europa.
A conveniência é o fator que impulsionou essa padronização. Não levando vários carregadores a mais para cada dispositivo - apenas um modelo vai fazer todo o trabalho facilitando a comunicação entre PC e vários dispositivos por um único cabo. A mudança para o padrão microUSB traz benefícios ambientais, bem como, que a cada ano mais de 4.000 toneladas  de acessórios incompatíveis são jogados fora após as atualizações do usuário.
Os primeiros aparelhos conformes com o novo padrão deverão sair no próximo ano. Naturalmente, muitos celulares já utilizam microUSB para carregar, mas a partir de agora, você pode comprar um novo telefone de um dos fabricantes signatários e  poderá ser garantido que ele vai carregar através de um carregador microUSB.
Talvez seja um modelo para ser copiado em outros continentes e dessa forma padronizar o sistema único de carregamento via microUSB , o que é uma verdadeira mão na roda só o fato de não ter que levar diversos carrgadores na bolsa , fazendo peso ocupando espaço.òtima notícia, para nós brasileiros que compramos muitos aparelhos tops vindos da europa.
Fonte: GSM Arena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos que possam agredir e denegrir a imagem de qualquer pessoa,bem como fazer o uso de discriminação seja ela qual for !

Esse blog é independente e totalmente imparcial .